Olho Financeiro

Site sobre finanças pessoais e investimentos

O Descobrimento do Tesouro Direto

No artigo anterior se você não viu o artigo anterior clique aqui você viu que existe uma forma de aproveitar os altos juros existentes no Brasil, e utilizá-las no seu projeto rumo a independência financeira.
Uma forma muito segura e fácil é através dos Títulos do Tesouro Direto. Mas você deve estar se perguntando, o que é esse tal de Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa criado em 2002 pelo Tesouro Nacional em conjunto com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), com objetivo de proporcionar ao investidor pessoa física a oportunidade de acessar os títulos públicos, que antes eram só disponíveis para os grandes bancos e fundos de investimento.
Esses títulos nada mais são do que títulos da dívida do Governo Federal, que devido a necessidade de investimentos em infraestrutura, saúde, educação e outros, precisa de um dinheiro extra, o do investidor, para conseguir “dar conta” de todo esse investimento.

Precisamos fazer uma breve pausa para entendermos a situação, isso mostra que apesar de tantos impostos que pagamos o Governo não consegue financiar os seus investimentos, e então utiliza a emissão de títulos dessas dívidas para conseguir implementar o seu programa de investimentos no país.

Mas voltando a explicação sobre os títulos do Tesouro Direto, temos como uma das vantagens a acessibilidade ao pequeno investidor, pois com apenas R$ 30,00 (valor mínimo para o investimento) já é possível comprar os títulos públicos que estiverem disponíveis no sistema.

Então é possível entender que investir nos Títulos do Tesouro Direto é a mesma coisa de emprestar dinheiro ao Governo Federal, ou seja, se trata de algo bastante seguro, pois qual melhor credor do que o próprio Governo, que dispõe da impressora de dinheiro da casa da moeda, que em situações drásticas pode ser usada para imprimir dinheiro e pagar o que deve.

É importante saber que por esse dinheiro que você empresta ao Governo Federal através da compra de títulos públicos, você irá ganhar uma remuneração, que varia de acordo com o risco do país.

Para entendermos como varia a remuneração dos títulos públicos, podemos visualizar através de uma analogia.

Digamos que você tem dois amigos um o Pedro que é um excelente credor, paga sempre suas contas em dia, nunca atrasou nenhum pagamento mas ele no momento está precisando de um dinheiro emprestado para adquirir uma casa, e o outro amigo é o João que nunca paga as contas em dia, está bem endividado mas deseja comprar uma casa também.

Você tem o dinheiro disponível para emprestar para um dos seus amigos comprar a casa, considerando que os dois amigos possuem as mesma condições de pagamento, ou seja, te proporcionarão iguais rendimentos, qual você se sentiria mais a vontade para realizar o empréstimo?

Creio que a maioria escolha o Pedro, pois ele possui um histórico melhor oferecendo dessa forma maior garantia de você ter o seu dinheiro de volta, ou seja, menor risco.

Agora vamos pensar de forma que o João te proporcione o dobro do valor emprestado, e assim ao fim do tempo do empréstimo você obtenha o dobro do valor emprestado e o Pedro não te proporcione nenhum rendimento, só o valor que você emprestou.

Acho que a maioria agora mudou de lado, pois imagino que o investimento no empréstimo para o João seja mais atraente, mesmo sendo mais arriscado, mas pelo maior rendimento pode valer mais apena do que o investimento em Pedro que apesar de ser menos arriscado não proporciona nenhum rendimento.

Através dessa analogia podemos entender o rendimento dos títulos públicos, pois eles variam conforme a situação do país, atualmente os títulos do Tesouro Direto proporcionam grande rentabilidade, isso por conta do problema da situação fiscal e da economia brasileira, pois para se conseguir investidores para os títulos de sua dívida o Brasil tem que proporcionar rendimentos elevados para valer apena o risco de emprestar o dinheiro ao país.

Assim quando você investe em títulos do Tesouro Direto você empresta dinheiro ao Brasil em troca de receber no futuro uma remuneração por este empréstimo, ou seja, você receberá o dinheiro emprestado e mais os juros sobre esse empréstimo.

Outra característica dos títulos públicos é que eles são considerados ativos de renda fixa, pois seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento, o que lhe garante uma previsibilidade para um melhor controle financeiro, já que você saberá quanto irá receber ao final do investimento.

Através do Tesouro Direto você pode diversificar os seus investimentos pois, ele oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), de prazos de vencimento e de fluxos de remuneração.

Nos próximos artigos vamos falar mais sobre os títulos do tesouro direto e como você pode investir nos mesmos.

Artigos Recomendados

Post a comment